1 Premier jour de classe

Primeiro dia de aula hoje.. Me senti como se estivesse no primário!! hahahah
Aprendi os números, como se fala o alfabeto e como se diferencia masculino do feminino.. Aprendi a dizer meu nome, quantos anos eu tenho, de onde sou e o que faço da vida.. DE-MAIS!!!

É bom sentir como se a gente fosse criança denovo, aprendendo tudo devagarinho.. A prof. é um amor! Ela fala quase que a maior parte do tempo em francês conosco, mas um francês calmo, claro, leve.. Uma delícia a aula, o tempo passa voando! Apenas quando não entendemos algo é que ela nos explica em inglês, o que nos ajuda muito a já ir habituando nossos "ouvidos" à língua.

A respeito dos meus companheiros de classe: mistura cultural! São eles:
- Sana: Omã
- Heba: Iraque
- S.P. (Stephanus Petrus): África do Sul
- Angelo: Portugal
- Emilie: Australia
- Paulina: Polonia
- Rebecca: China
- Larissa: Chechenia
- Caroline: cariooooca da gema o/

As diferenças culturais são gritantes entre o pessoal e eu tô simplesmente encantada!

Agora bóra fazer as "tarefas" que amanhã tem mais! =D

Bisou

0 Sauve qui peut le court métrage

Bueno, pra não ficar só falando da minha vidinha aqui, vamos também aprender um pouquinho de cultura né?

Creio que nenhum de vocês sabe, mas aqui em Clermont-Fd está acontecendo um festival de cinema, que começou dia 27 e vai até dia 04. Como a cidade está LOTADA por causa desse festival, decidi averiguar do que se trata...

O festival acontece desde 1979 e foi criado pela organização "sauve qui peut le court métrage" (salve o curta metragem). Este festival acontece desde então e é considerado o maior festival de curta metragem do mundo, e o segundo maior festival de cinema da França (atrás apenas do Festival de Cannes, claro).

O festival é dividido em várias categorias e o Brasil, claro, aparece na categoria dos curtas internacionais.

- O diretor Alysson Muritiba representa o país com um curta chamado "A Fábrica" que tem como tema um prisioneiro que convence a mãe de tentar levar um telefone celular para dentro da prisão.

- Já o diretor Leonardo Cata Preta concorre com o curta "O Céu No Andar de Baixo" que fala sobre Francisco, um menino que desde os 12 anos tira fotos de céu. Um dia ele descobre algo em uma de suas fotos que vai "mudar" sua vida.

Acho que deve ser bem interessante o festival. Gostaria de ir assistir os filmes brasileiros, mas como estou nessa correria horrivel de facul, encontrar lugar pra morar e etc, etc, etc, não sei se será possível..

Algumas imagens do festival pra vocês.. =)


Maison de la Culture - local onde acontece todos os anos o festival



Sala cheia para assistir um dos curtas que concorrem no festival.



Pouca gente, anh?




Bisou

1 Reunião na Facul

Hoje tivemos a reunião da facul a respeito do início das aulas, que será amanhã... Cheguei lá apavorada, sozinha e rodeada de gente estranha... Fui ver meu nível e capi no Level 1 A (ou seja, o básico do básico).

Estava eu lá no meu cantinho esperando chamarem para a reunião e vi umas meninas conversando em inglês.. Dava pra ver que elas também não se conheciam, então resolver me "meter" na conversa pra tentar achar alguma outra alma que estivesse na mesma classe que eu...

Conheci três meninas muito simpáticas, uma polonesa, uma australiana e uma holandesa. As duas primeiras estão no mesmo nível que eu e a holandesa está no nível 2. Conversamos o básico e logo fomos chamadas para a reunião. Impressionante ver como tem gente de todo canto fazendo esse curso, mas graças a Deus parece que sou a única brasileira por aqui (ou seja, nada de português e bóra colocar em prática o inglês!)

A reunião foi rápida e um tanto quanto bizarra.. Primeiro uma mulher falava em francês e todos ficavam com aquela cara de paisagem, em seguida uma outra traduzia para o inglês e nós fazíamos as anotações necessárias sobre nosso schedule e tal, e por fim um outro menino traduzia para o mandarim e, mais uma vez, vinha a cara de paisagem...

As aulas começam amanhã.. Como somos do nível 1A teremos 19 hrs semanais, de segunda a sexta. Os outros níveis terão apenas 15 hrs semanais. Ao final será feito um teste para o próximo nível.. ME-DO! hahahaha

Uma coisinha que achei interessante: a maioria do pessoal que está aqui é pessoal novo, tipo 17, 18 anos. As meninas me explicaram que por aqui se tem o hábito de terminar o high school e tirar "a year off" como elas chamam. Nesse um ano você aproveita, passeia, aprende outros idiomas e culturas e aproveita para pensar bem o que quer fazer na facul pra não acabar, por impulso ou imaturidade, escolhendo um curso que possa se arrepender depois...

Bueno, sem fotitos por hoje.. Amanhã as aulas enfim começam.. Bon courage pra moi! hahahaha

Bisou

0 Elisa Tovati e Tom Dice

Pessoal,

Vocês viram que mudei a musica de abertura do blog né.. Eu assisti uma premiação de música francesa, o NRJ, que aconteceu sabado em Paris. Eles se apresentaram com essa musica e eu achei demais, por isso decidi colocar como tema do blog..

Aliás, vi alguns cantores se apresentando que gostei bastante.. Assim que eu me instalar vou procurar saber mais a respeito e vou contando pra vocês.. Por enquanto deixo o clipe ao vivo da musica Il Nous Faut.

Bisou


0 Em busca da moradia perfeita!

Bon soir!

Hoje o dia foi corrido, mas muito bem aproveitado! Nevou muitooo aqui em Clermont durante a madrugada e estava extremamente frio pela manhã.. Hoje vi que a estada aqui não vai ser nada fácil.. Juro que, por alguns instantes, pensei que meus dedinhos dos pés iam por água abaixo, eu simplesmente não sentia mais nada!

Mas, enfim, hoje foi o dia de vermos os alojamentos... Visitei dois, uma mais simples, mais barato e com 19m² e outro mais arrumadinho e novinho, mais caro e com 12m² !! Optei pelo segundo.. O lugar parece ser bem legal, tem uma "sala de animação" como eles chamam que o pessoal da administração organiza filmes, jogos e reuniões pro pessoal que mora ali.. Tem também mesa de sinuca e pebolim.. Acho que vai ser um ótimo lugar pra conhecer gente nova e fazer amizades!

Enquanto não me mudo as coisas continuam meio paradas... Amanhã tenho reunião com os professores e quinta as aulas começam (finalmente acaba a mamata! hehehhe)

Vou colocar umas fotinhos da "neige" pra vocês se divertirem enquanto eu congelo =)

Au revoir!


Saindo do hotel hoje pela manhã.. 20 cm de neve caiu durante a noite.. É pouco ou quer mais? =P


Place de Jaude


Telma e eu, minha mãezona aqui na França!

5 Clermont-Fd

De volta a "cidade natal".. Hoje pela manhã o frio estava simplesmente CONGELANTE.. Nem em Big Bear, que era neeeve por todo lado, eu senti o frio que senti hoje pela manhã aqui em Clermont.. Parecia que minha bochechas estavam queimando (e acho até que queimaram, pois estão bem vermelhas e ferveeendoo!! heehheh)

Hoje pedi a Telma que me levasse ao centro.. Fomos aproveitar as promoções para comprar mais lã porque realmente minhas roupas do Brasil não são adequadas ao frio daqui... A previsão para o final de semana é -10, olha que dilis!

Bueno, hoje foi o dia do tal nivelamento.. Cheguei atrasada e todos na sala já estavam lá, escrevendo mil coisas na prova.. Eu achei que iriam ser questoes objetivas e que ia rolar um chutômetro básico, mas me lasquei! 4 perguntas e cada uma tinha umas 10 linhas pra resposta.. Eu até entendi o que as perguntas pediam, mas e pra responder? Coloquei meu nomezinho na prova e fiquei olhando pro "fiscal".. Ele me olha com cara de ??? e eu só respondo "Je ne parle pas français". Vouilá, 5 minutos depois eu tinha acabado o nivelamento e tinha sido colocada no nivel 1 (que dúvida!) hahahahha

Quarta tenho reunião com os prof. e quinta começam as aulas.. Can't wait! =D

Bisou

1 Maltazat - Clermont-Fd

Hoje acordamos cedo para pegar a estrada e voltarmos para Clermont. Amanha tenho teste de nivelamento do francês na facul para ver em qual nivel vão me colocar (como se eu tivesse alguma duvida de que vai ser no primeiro! kkkkk)

Saímos de casa com 2 graus e a temperatura foi só baixando.. Encontramos muita neve no caminho, mas granças a Deus o carrinho já tinha passado limpando a neve da pista, portanto fizemos uma excelente viagem!

Algumas fotinhos da viagem =D


Me preparando para a viagem



Turista para e bate foto com a neve! hahaha



Frio? Acho que não.. ¬¬

0 Montauban 28/01

Hoje fui a Montauban conhecer uma "feira" francesa.. Achei hilario, eles vendem desde roupas, a colchoes, especiarias, comidas, carnes, frutas, verduras e legumes (claro) e naooo podendo falta MUITO pao!!!




Pelo que vocês podem ver, o friozinho ta começando a aparecer por aqui.. To começando a ficar com medo de que minhas roupas não sejam suficientes pra suportar.. =/


Curiosidade do dia: perguntei a Telma se era verdade a lenda de que os franceses não gostam de banho.. A lenda é "verdade" e tem um motivo muito forte.. Durante a guerra os alemães começaram a utilizar a gordura dos judeus que eram mortos para produzir sabões. Esses sabões eram vendidos aos franceses e utilizados para o banho. Foi nessa época que muitos francesas começaram a abdicar do banho pois não tinham coragem de utilizar o sabão feito com gordura humana, por isso a lenda..

0 Maltazat 26/01 e 27/01

Amanheceu 2 graus aqui na quinta-feira, o friozinho está começando a vir forte! Em Clermont hoje e amanhã vai nevar, que delicinha!! :D

Telma me levou ao supermercado para me mostrar como funcionam as coisas aqui e também para me dar umas dicas do que é bom ou não comprar (principalmente no meu caso, que vou morar sozinha). Eles tem bastante opção de comida pronta, e o interessante é que tem aquelas que é necessario deixar na geladeira e outras que você guarda no armario mesmo.. O problema são as gordices.. Bolos, bolachas, pães.. Aii aii dietinha dietinha.. =X

Ah, almocei hoje em um restaurante típico francês.. O prato (gigantesco, é claro), era feito de frango com molho de creme de leite e batatas gratinadas, uma delicinha.. PS: estou sentindo MUITA falta de um arrozinho.. Eles não comem arroz aqui =T





Na sexta a Telma me levou para conhecer o que chamam França profunda.. Sao vilarejos medievais, que acabaram "sobrevivendo" a primeira e segunda GM.. Eh incrivel observar como todos estao ainda muito bem conservados.. As casas ate hoje sao habitadas, em sua maioria, por idosos que primam por paz e tranquilidade.. Sao nesses locais que começamos a entender o motivo pelo qual os franceses sao fecha...dos e, muitas vezes, "antipaticos" como julgamos.. Consegui perceber que eles conhecem uma realidade que nos, brasileiros, nao conhecemos.. A realidade de vivenciar uma guerra, de saber que a qualquer momento os alemaes poderiam invadir suas casas e terminar com tudo.. a realidade de passar fome nos inversos terriveis que fazia aqui naquela epoca..







Sinceramente? Estou comecando a admorar esse povo de uma maneira unica.. Eles tem uma historia muito sofrida e dao muito valor a isso.. Em cada um desses vilarejos, por menor que ele possa ser, ha monumentos em memoria dos "filhos" que lutaram e perderam suas vidas nas guerras.. FANTASTIQUES!!


1 Maltazat 24/01

Telma me buscou em Clermont com seu marido Robert. Como a maioria dos franceses ele é um pouco fechado, mas um amor de pessoa. Eles moram em um pequeno vilarejo bem ao sul da França.. O vilarejo possui pouquíssimas casas, todas afastadas umas das outras pois, por estar situado em uma montanha, cada casa possui um terreno grande, com muito verde, lindo demais!


Casa da Telma com seu jardinzinho de inverno, um sonho!

Fomos a noite almoçar na fazenda dos pais do Robert, minha primeira experiência com franceses. Toda a família (pai, filhos e netos) trabalham na fazenda, portanto é uma família bem tradicional. Eles me receberam como convidada de honra, foi muito divertido.. Todos queriam me agradar e tentavam me ensinar uma coisa ou outra em francês.. O “jantar” foi um tremendo banquete: caldo de sopa, seguido de salada de alface, logo depois o prato principal que era arroz com molho de Ratatouille, ainda tivemos uma linguiça de porco e pra finalizar o cafezinho seguido de uma frutinha pra rebater.. Não sei da onde tiraram que os franceses comem pouco porque isso aqui é uma loucura.. Os pratos são sempre imensos e sempre há uma variedade imensa de alimentos em uma só refeição..

No dia seguinte fomos a Montauban, uma “cidade grande” que fica há 20 minutos de Maltazat. Lá fizemos algumas comprinhas básicas porque tudo aqui está em promoção, uma loucura!!



Curiosidades do dia:

- A maioria das francesas possuem cabelos curtos. Telma me explicou o motivo: a agua daqui é extremamente calcada, o que estraga demais os cabelos e faz com que as mulheres percam o cabelo ao longo dos anos, portanto elas já procuram manter os cabelos mais curtos. Também é por esse motivo que os produtos pra cabelo aqui são extremamente bons (L’oreal por exemplo..)

1 Paris / Clermont-Fd

Cheguei em Paris no dia 22 de janeiro.. O voo pousou em cima da hora e acabei perdendo minha conexão para Clermont-Ferrand. Nesse ponto tive minha primeira experiência boa aqui na França. Viajei com a Air France e já tinha achado o serviço de bordo deles excelente, mas quando fui solicitar ajuda pelo fato de ter perdido minha conexão, me tornei mais fã ainda da companhia. Além de serem super atenciosos, trocaram minha passagem com rapidez, me explicaram que as malas estariam em Clermont sem nenhum transtorno e ainda me deram um ticket para almoçar por conta da companhia. Não sei se todas as companhias fazem isso porque sou marinheira de primeira viagem, mas realmente me senti mais “segura” por perceber que havia uma certa preocupação da companhia com sua passageira..

Chegar sozinha em Clermont, uma cidade estranha, com pessoas estranhas, língua estranha foi realmente inexplicável.. As vezes eu ficava boba olhando tudo, sem cair a ficha; outras, batia o desespero por perceber a situação a qual eu me encontrava. Caminhei muito a pé pela cidade somente usando mapas.. A cidade é grande e mesmo assim os mapas me guiaram super bem.. Aqui é tudo muito sinalizado, em todo lugar tem placas e indicações que, diga-se de passagem, nós estrangeiros agradecemos.

Fiquei 2 dias na cidade, apenas para agilizar as coisas da matricula da facul e seguro saúde. Minha “moradia” estará disponível apenas a partir do dia 05, então decidi passar uns dias na casa de uma amiga da minha avó paterna. Telma é carioca e é casada há 8 anos com um francês.




Primeira gordice delicinha que descobri aqui - MACARRONS!!!

0 Reativando o Blog

Bonjour!

Bom, como algumas pessoas me pediram, e como é meio chato ficar sempre postando coisas da viagem no face, decidi reativar o blog, transformando ele num “diário de viagem”. Vou tentar escrever o máximo possível, não só para poder das notícias para minha família, como também para compartilhar um pouquinho dessa experiência com vocês...





Divirtam-se! :)
Página Anterior Próxima Página Home